ades

  • JB News

    1 de ago de 2017

    Prefeitura de Belford Roxo retira salsicha do cardápio dos alunos

    BELFORD ROXO - Arroz, feijão, frango, pão, requeijão e leite estão entre os principais itens da merenda servida nas escolas e creches municipais de Belford Roxo para cerca de 40 mil alunos, sendo que deste total, 6.500 são da educação infantil (creches municipais, comunitárias e pré-escola). O cardápio é todo balanceado e elaborado pelas nutricionistas da Secretaria municipal de Educação, que não usam mais a salsicha na refeição dos estudantes.

    A mudança no cardápio torna a merenda mais nutritiva, pois a Prefeitura aumentou a variedade de frutas, hortaliças e proteínas na refeição. No ensino fundamental, por exemplo, os alunos fazem o desjejum com leite, pão, café e requeijão, variando de acordo com o dia da semana. Já os "baixinhos" das creches têm um cardápio que inclui cinco refeições: desjejum, colação (antes do almoço), almoço, lanche e jantar. Os legumes são todos cozidos e cortados em cubinhos. As frutas na refeição podem variar de acordo com a safra.

    As nutricionistas Bruna de Andrade e Roberta Xavier Mendonça explicaram que os alunos que se submetem a qualquer tipo de dieta também têm atenção especial. Cada escola possui um formulário específico que é preenchido pelos pais, que precisam também anexar um laudo médico comprobatório.

    O secretário de Educação, Denis Macedo, revelou que na gestão passada a merenda só era servida até quinta-feira. “Os alunos só comiam biscoito com leite e chocolate. A situação mudou, pois agora temos cardápios específicos para creches, educação infantil, ensino fundamental e Educação Jovens e Adultos (EJA)”, concluiu o secretário, observando as crianças da Creche Municipal Amélia da Silva Magalhães – que tem 120 alunos - no bairro Xavantes, jantando. “Em seu primeiro mês de governo, o prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) proibiu a salsicha na merenda escolar”, completou Denis Macedo.

    Cardápios balanceados

    De acordo com as nutricionistas, os cardápios devem conter proteínas, lipídios, carboidratos e micronutrientes (vitaminas e minerais) estabelecidos pela Resolução nº 26, de 17 de junho de 2013, que dentre outras informações, dispõe sobre os valores nutricionais que a alimentação oferecida no ambiente escolar deve possuir, segundo a faixa etária do aluno.

    “Esta resolução estabelece critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Portanto, antes do início do período letivo os cardápios foram planejados seguindo esses critérios e calculados de acordo com os valores nutricionais de referência, estando balanceados e adequados para atender os alunos da rede municipal de Educação”, explicou Bruna de Andrade, frisando que um prato ideal deve conter proteína (carne), carboidrato (arroz), leguminosa (feijão) e hortaliças.

    Alvo de críticas no passado por não ter nenhum tipo de vitamina, a salsicha foi banida da alimentação das escolas municipais. Já o fígado de boi (que é rico em vitaminas A, B e D, ferro, selênio e zinco) não entra mais no cardápio por causa da baixa aceitação dos alunos. A salsicha é um tipo de embutido feito com carne de porco, carne bovina e frango. Para que não haja riscos de intoxicação, aplica-se conservantes, aditivos e corantes

    01/08/2017
    • Comente pelo Google+
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Prefeitura de Belford Roxo retira salsicha do cardápio dos alunos Rating: 5 Reviewed By: Jornal de Belford Roxo
    Scroll to Top