ades

  • JB News

    2 de ago de 2017

    Belford Roxo lança Identidade Jovem que pode beneficiar 36 mil pessoas

    A Secretaria Executiva da Juventude de Belford Roxo lançou nesta terça-feira (01/08), em parceria com o governo do estado, na Câmara Municipal, a Identidade Jovem (ID Jovem), programa do governo federal que beneficia com descontos e gratuidade jovens com idade entre 15 e 29 anos. Belford Roxo é o 5º município com jovens na faixa etária para fazer o documento, perdendo apenas para a Capital, São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

    A superintendente de Políticas para a Juventude do Estado, Jéssica Ohana, destacou que 1º de agosto é uma data importante para Belford Roxo, pois a implantação do ID Jovem irá beneficiar cerca de 36 mil jovens, que poderão ter mais acesso à cultura, lazer e mobilidade urbana com este documento. "A Prefeitura será nossa parceira e nos ajudará para que todos os direitos sejam respeitados. Os jovens precisam divulgar as informações para que mais pessoas sejam beneficiadas", concluiu.

    Garantir os direitos dos jovens. De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, essa é uma das principais propostas do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho. “A Identidade Jovem oferece uma série de benefícios, mas é preciso se cadastrar logo para poder usufruir. Nosso propósito é construir um novo tempo em Belford Roxo com cidadania para todos”, arrematou, enquanto assinava o termo de compromisso.

    Satisfeito com a nova conquista, o secretário executivo municipal da Juventude, Jadir Elias Filho, destacou a importância da Identidade Jovem, que segundo ele, representa um grande passo em direção à cidadania. “É um dia histórico, pois os jovens hoje têm vez e voz em Belford Roxo”, resumiu. “Agora poderemos ter mais acesso à cultura, esporte, lazer e mobilidade urbana. O ID Jovem é fruto da luta de todos”, emendou o estudante de Direito, Lucas Nunes, 17 anos.

    Uma das exigências para obter a Identidade Jovem é ter renda mensal familiar até dois salários mínimos (R$ 1.874). Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses. Quem não tiver o CadÚnico pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de casa e fazer o cadastro, gerando assim o Número de Inscrição Social (NIS). Depois é só baixar o aplicativo ID Jovem e preencher o cadastro.

    Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Executiva da Juventude, que fica à Avenida Benjamin Pinto Dias, 1130, salas 301/302 – prédio do Shopping Nova Belford – Centro). 

    Participaram também do evento os secretários Algacir Moulin (Articulação Política); Bruno Nunes (Cultura); Márcio Moto (Articulação Comunitária) e Jadir Elias (Trabalho e Emprego); vereadores Marcinho Bombeiro (presidente da Câmara Municipal); Celso Miranda, Rodrigo Gomes e Anjinho.


    O que é Identidade Jovem

    A Identidade Jovem é o documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização) e reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual

    02/08/2017
    • Comente pelo Google+
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Belford Roxo lança Identidade Jovem que pode beneficiar 36 mil pessoas Rating: 5 Reviewed By: Jornal de Belford Roxo
    Scroll to Top