ades

  • JB News

    12 de jul de 2017

    Belford Roxo continua com a vacinação contra a febre amarela

    A vacinação contra a febre amarela em Belford Roxo vai continuar até dezembro. A ação faz parte da programação da Campanha Estadual contra a febre amarela, lançada na semana passada. Crianças de seis meses de idade e adultos até 59 anos, que ainda não foram vacinados devem procurar uma das unidades de saúde. No fim de semana, no Dia D contra a febre amarela, o município recebeu cerca de 25 mil doses da vacina.

    O município também vacinou adolescentes (ambos os sexos) contra o vírus HPV. Para garantir maior proteção contra o vírus, a segunda dose da vacina deve ser feita após seis meses da primeira. Elas atuam no combate ao câncer do útero, que pode ter início com o HPV, doença sexualmente transmissível. Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É importante apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação, caso tenha. 

    De acordo com o secretário de Saúde, Silvano Ferreira, a única forma eficaz de se combater a doença é através da vacina. “A febre amarela é causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A vacinação continua no município até o mês de dezembro. Quem ainda não tomou a vacina, deve procurar o posto de saúde mais próximo”, ressaltou o secretário.

    Doença é infecciosa

    A professora Josiane Moreira Nogueira, de 32 anos, esteve na Policlínica de Heliópolis para se vacinar e também imunizar a filha, Julia, de 10 meses. “Sofro ao vê-la recebendo a picada de agulha. Sei que é muito dolorido, mas é de suma importância para sua saúde”, enfatizou. A diretora da policlínica de Heliópolis, Stefanie Conceição da Silva acrescentou que a unidade, no Dia D, aplicou 500 doses da vacina contra a febre amarela. “Vamos continuar imunizando a população contra a doença”, disse.

    A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. Alguns sintomas da doença são: febre, dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas, dor de cabeça, perda de apetite, náuseas e vômito, olhos, face ou língua avermelhada, fotofobia, fadiga e fraqueza.

    Fotos: Rafael Barreto/PMBR/Divulgação
    12/072017
    • Comente pelo Google+
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Belford Roxo continua com a vacinação contra a febre amarela Rating: 5 Reviewed By: Jornal de Belford Roxo
    Scroll to Top