ades

  • JB News

    28 de jun de 2017

    Prefeitura de Belford Roxo volta a realizar o teste do pezinho

    Uma boa notícia para as mães de Belford Roxo: o município voltou a realizar o teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal ou rastreio neonatal. O exame grátis e obrigatório na rede de saúde é feito em todos os bebês recém-nascidos, entre o 3º e o 5º dia de vida, mas não estava sendo realizado na cidade desde de setembro de 2016. Agora o teste do pezinho é feito nas Policlínicas Santa Maria, Parque Amorim, Novo Aurora, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sargento Roncalli e Manoel Batista Almeida Filho, no Barro Vermelho. O atendimento, gratuito, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O resultado fica pronto em cerca de um mês.

    Segundo o secretário de Saúde de Belford Roxo, Silvano Ferreira, ao assumir o governo, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, pediu para retomar com alguns serviços de saúde essenciais na rede que foram suspensos ainda no governo anterior. “O teste do pezinho foi um deles. É um exame muito importante para detectar várias doenças na criança e evitar complicações”, disse Silvano.

    De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança, Maricélia Ribeiro Ezequiel, o exame é de suma importância para diagnosticar doenças como Fenilcetonúria ou Hipotireoidismo congênito, que podem ser tratadas desde os primeiros dias de vida do recém-nascido. “Por isso é aconselhável que seja feito o exame até o 5º dia de nascimento da criança. Mas as unidades de saúde realizam o atendimento até 30 dias de vida do bebê”, explicou Maricélia.

    O pediatra Aurélio do Nascimento Rosa, informou que, se o teste do pezinho detectar alguma destas doenças, o laboratório entra em contato com a família do bebê e ele deve fazer novos exames para confirmar a doença ou é encaminhado para uma consulta médica especializada.

    28/06/2017
    • Comente pelo Google+
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Prefeitura de Belford Roxo volta a realizar o teste do pezinho Rating: 5 Reviewed By: Jornal de Belford Roxo
    Scroll to Top