ades

  • JB News

    21 de jun de 2017

    23 escolas participam dos Jogos da Amizade em Belford Roxo

    BELFORD ROXO - A Secretaria de Educação de Belford Roxo abriu nesta quarta-feira (21 de junho), no Ciep Constantino Ramos, em São Bernardo, os Jogos da Amizade, que reúnem 600 alunos de 23 escolas municipais. Durante o evento, a professora Kátia Nardi e o grupo Gymkana da Vila Olímpica de Belford Roxo apresentaram uma coreografia abordando a origem indígena da população da Baixada Fluminense. Um dos objetivos dos Jogos é promover a cultura de paz. Nesta quinta-feira (22-06), os alunos disputarão partidas nas escolas municipais Nossa Senhora de Fátima (Vasco), às 8h, e Tenente Mozart Pereira dos Santos (Sargento Roncalli), às 13h. Os Jogos se encerram dia 28.

    Enquanto os alunos vibravam na quadra do Ciep Constantino Reis, o secretário-adjunto de Educação, Marcos Villaça, ressaltou a importância dos Jogos e destacou o empenho da Secretaria de Educação para que a competição seja um sucesso. “A lógica dos Jogos é promover um relacionamento mais humano, propiciando assim que as escolas se conheçam. Acredito que se apostarmos mais no esporte podemos frear a violência”, finalizou Villaça, ao lado de Kézia Aleixo, que representou o secretário de Educação Denis Macedo.

    Chefe da Divisão de Projetos Especiais, André Araújo frisou que os Jogos terão competições de atletismo, futsal, queimada e, como novidade, o câmbio, um pré-esportivo do vôlei. “Esta é a primeira vez que os Jogos serão disputados por alunos de todos os segmentos, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A adesão foi voluntária e a competição será realizada em mais cinco escolas municipais, além do Ciep Constantino Reis: Nossa Senhora de Fátima, Tenente Mozart Pereira, Sebastião Herculano de Matos, Jorge Ayres de Lima e Professor Paris”, arrematou André, enquanto observava o revezamento da tocha dos Jogos feito por alunos de seis escolas municipais.

    Professora de educação física do Ciep Constantino Reis, Isadora da Silva Teles, 28 anos, avalia como fundamental a participação dos alunos nos Jogos da Amizade. “É uma experiência que eles levarão para a vida, pois receberão diversos ensinamentos, como por exemplo, o respeito às pessoas”, resumiu.

    Competição saudável

    Os Jogos da Amizade têm como tática as atividades integradoras. Para que a harmonia prevaleça, os alunos jogam contra e com outras escolas também. Eles iniciam a atividade no time da escola de origem, mas num determinado momento, todos são misturados e passam a ter em um grupo alguém que era da equipe contrária. Quando se misturam em times adversários os estudantes deixam de lado a rivalidade acirrada. “Não há rivalidade. No final, todos são campeões e recebem medalhas”, encerrou André Araújo.

    22/06/2017
    • Comente pelo Google+
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: 23 escolas participam dos Jogos da Amizade em Belford Roxo Rating: 5 Reviewed By: Jornal de Belford Roxo
    Scroll to Top