ades

  • JB News

    13 de jan de 2017

    Prefeitura realiza feira que gera renda para artesãos

    post-feature-image

    BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo realizou, nesta sexta-feira (13-01) a primeira edição da Feira de Artesanato (Feirart) deste ano. Durante todo o dia, cerca de 30 artesãos montaram suas barracas e expuseram seus produtos na Praça Eliaquim Batista, Centro. A Secretaria Municipal de Cultura irá levar a feira para outros bairros, todas as sextas-feiras.



    O secretário Bruno Nunes explicou A Feira de Artesanato é composta em sua maioria por pessoas da terceira idade, que buscam elevar a autoestima e a complementação de renda familiar. “Isso possibilita que aumente a qualidade de vida e afasta também a ociosidade”, finalizou o secretário, destacando que a próxima meta é montar uma companhia de teatro formada por idosos e um coral com pessoas com deficiência. Bruno acrescentou ainda que neste sábado (14-01) será aberta, na Casa de Cultura (Avenida Bob Kennedy, s/n, Nova Piam), a oficina de teatro. Já as oficinas de artesanato será às quartas-feiras, às 14h. “Nosso objetivo é valorizar o artista local, dando-lhe oportunidade para mostrar o seu talento em Belford Roxo”, completou o subsecretário de Cultura, Jefferson Alencar.


    De barraca em barraca, o secretário da Casa Civil, Marcio Canella, fez questão de cumprimentar as artesãs. “A Feirart mostra que a cidade tem muitos artesãos bons, que agora dispõem de um lugar para expor os produtos. Além disso, tem o lado social, pois funciona também como geradora de renda, melhorando a autoestima das pessoas”, resumiu Canella.

    Artesã há cinco anos, Silvia dos Santos, 47, viu na profissão uma chance de aumentar a renda, pois ficou desempregada um período e a situação se complicou. Divorciada e mãe de três filhos, ela começou a vender as peças que produzia pela interne e na Feirart. “O artesanato é minha única fonte de renda. Tenho clientes de vários municípios”, comemorou. Ao lado de Silvia, Ana Paula Lacerda, 41, revela que o artesanato já a livrou da depressão. “Somos uma família. Na Feirart todas compartilhamos experiências. E isso é muito bom”, revelou.


    Na avaliação da coordenadora da Feirart, Janete de Souza Lima, o evento é uma oportunidade não só para ajudar na renda familiar, mas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “É um trabalho social importante, pois há mulheres que se sustentam com o dinheiro da venda de artesanatos”, encerrou.


    Via PMBR
    • Comente pelo Google+
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Prefeitura realiza feira que gera renda para artesãos Rating: 5 Reviewed By: Jornalismo e Informática
    Scroll to Top