ades

  • JB News

    30 de jan de 2017

    Baixada recebe Circuito Brasileiro de Tiro com Arco


    O coordenador do Núcleo de Tiro com Arco Baixada Bow
    Arqueria, Allofs Batista, o campeão Sul Americano da
     categoria infantil, Danton Vieira Batista, 10 anos, e
    o também campeão veterano Carlos Ponciano
    Foto: Gabriela Mineiro/Divulgação
    BELFORD ROXO - O campus Belford Roxo do Centro Universitário Uniabeu recebe no dia 12 de fevereiro, às 8h30, a Primeira Etapa Indoor Baixada Bow Arqueria, prova válida para o Circuito Indoor da Field Brasil 2017 e para Word Indoor Archery Mail Match (WIAMM) 2017. A segunda etapa de tiro com arco será realizada também na Uniabeu, em 12 de março, de acordo com o atirador e coordenador do evento, Allofs Daniel Batista, 35 anos.

    A primeira edição do Circuito Indoor da Field Brasil 2017 na Baixada Fluminense é uma iniciativa do grupo Baixada Bow Arqueria. A competição leva à região os campeões das categorias infantil, juvenil, adulto e veterano. “Entre eles, estará o destaque do circuito brasileiro de veteranos, o Carlos Ponciano, de 72 anos, morador de Nova Iguaçu, e dono do título brasileiro indoor de 2016”, conta o coordenador do Núcleo de Tiro com Arco Baixada Bow Arqueria, Allofs Batista.

    O campeão Carlos Ponciano está entusiasmado com a ideia de competir na região onde mora. “A etapa que vai acontecer no campus da Uniabeu, em Belford Roxo, é uma oportunidade importante para divulgar e popularizar o esporte que atua também como um bom elemento social entre os praticantes”, avalia. Ponciano é natural de Fortaleza, mas passou parte da infância no Amazonas. “Praticar tiro com arco é um reencontro com a minha infância, quando, perto do Rio Negro, ganhei de um índio um arco e flecha”, conta.

    O evento esportivo deve contar com a participação de até 35 atletas. “Nossa expectativa é de uma boa adesão, o que no estado do Rio de Janeiro fica em torno de 25 a 40 atletas. Nosso estado, atualmente, está num movimento ascendente no esporte. Em 2016, constatamos um interesse e uma procura expressiva pelo tiro com arco no Rio de Janeiro”, avalia.

    Treinando duas horas domingo, terça e quinta-feira, o atual campeão Sul Americano da categoria infantil, Danton Vieira Batista, 10 anos, diz que está tranquilo para a etapa da Baixada Fluminense. “Preciso treinar bem para alcançar um bom resultado na competição”, afirma. Com seu jeito de moleque, o atleta leva o esporte a sério curtindo como criança. “Gosto do Tiro com Arco, porque é uma forma também do pai brincar com o filho, mas no dia 12 vai ser uma brincadeira exigente”, define o sorridente campeão.

    O coordenador de eventos da Uniabeu, Ricardo Machado, destaca que a Baixada Fluminense oferece diversas atividades, como a cultura e o esporte. “O futebol sempre será uma paixão nacional, mas, com o grande evento olímpico que aconteceu tão perto de nós e que nos fez conhecer ou nos aproximar de alguns esportes que até então não tínhamos nenhuma intimidade, é hora de incentivar outras modalidades e colaborar para que a população tenha acesso às outras atividades físicas e esportivas”, afirma.

    Quanto à importância do evento para a Baixada, Allofs Batista diz que a visibilidade positiva à região é um dos aspectos a ser considerado. “Somos uma região com quase quatro milhões de habitantes, maior que o Uruguai. Não acredito que só possamos aparecer negativamente. Mesmo com tantos problemas, a nossa população tem direito de se reconhecer nas coisas boas que também produz, como todo lugar, aliás. Queremos elevar o nome da Baixada através do esporte”, afirma Allofs, que também é professor de História.

    Via Jornal de Hoje
    • Comente pelo Google+
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Baixada recebe Circuito Brasileiro de Tiro com Arco Rating: 5 Reviewed By: Jornalismo e Informática
    Scroll to Top